sistema respiratório
Existentes dois movimentos respiratórios expiração e inspiração.
A inspiração é o movimento feito na entrada do ar no corpo, normalmente feito através do nariz.
A expiração é o movimento feito quando o ar sai do corpo, normalmente feito através da boca.
No momento da inspiração estamos buscando no ar oxigênio, pois sem ele de nada adiantariam os alimentos. Durante o processo de liberação de energia as células produzem gás carbônico, o ar que entra em nosso corpo através da inspiração passa por todo o nosso corpo através do sangue e retira o gás carbônico, leva- o até os pulmões onde é eliminado, ou seja, quando expiramos estamos eliminando o gás carbônico produzido por nosso corpo.
Caminho do ar no corpo
Para que ocorra a inspiração e expiração o ar passa por um longo caminho que se inicia nas cavidades nasais, mais conhecidas como nariz, depois segue seu caminho passando pela faringe, laringe, traqueia, brônquios, pulmões, bronquíolos, alvéolos. Veremos a seguir como isso ocorre e qual a utilidade de de cada órgão nesse caminho.
O sistema respiratório
O sistema respiratório funciona como um grande encanamento, cada elemento tem uma função, porém todos trabalham juntos por um mesmo objetivo.
Cavidades nasais (narinas) Local onde o tem o primeiro contato com nosso corpo, nesta etapa o ar é filtrado umedecido e aquecido.
Fossas Nasais transportam o ar das narinas até faringe.
Faringe Atua interligando fossas nasais e laringe.
Epiglote espécie de tampinha impede a entrada de alimento nas vias áreas evitando engasgamentos.
Laringe é ligada a faringe e à traqueia. Na laringe ficam também as cordas vocais a passagem do ar durante a expiração faz as cordas vocais vibrarem, produzindo sons.
Traqueia, órgão em anéis com forma de um tubo, mede aproximadamente 12 cm de comprimento, tem papel fundamental, pois é a ligação principal entre os pulmões e os demais órgãos do sistema respiratório. Ao chegar aos pulmões a traqueia se