OSCILOSCÓPIO
Circuito RC, Circuito RL e Circuito RLC,Osciloscópio
São José do Rio Preto – SP, 22 de outubro de 2013.
Sumário
Resumo:
Observar e analisar o comportamento de ondas obtidas por sinais elétricos através da variação de freqüência provocada por um aparelho gerador de ondas sonoras e estudar a influencia dessa freqüência nas ondas(PS :amandinha aqui você pode colocar uma referencia a conclusão,é que eu não lembro dos resultados exatos mas algo desse tipo: notamos que quanto maior a freqüência maior a oscilação....)
1.Objetivo:
Anotar a freqüência estabelecida e a amplitude da onda marcada pelo osciloscópio, através de fórmulas fornecidas analisar sua influencia sobre a onda e calcular a tensão do resistor.
2.Introdução Teórica
Sabemos que, quando uma corrente elétrica percorre um fio, um campo magnético B é induzido em torno dele, lei de Ampère, como mostra a figura 1a. O fio, por esta razão, é chamado de indutor. Em geral, um indutor é representado na forma de um solenóide como mostra a figura 1b.
Figura A Figura b
Enquanto esta corrente for constante isto é, dI(t)/dt = 0, este campo magnético também será constante e não interferirá eletricamente no indutor. Porém, se esta corrente variar no tempo isto é, dI(t)/dt ¹ 0, ocorrerão alterações de campo magnético, fato que induzirá uma tensão elétrica nos terminais do indutor, lei de Faraday, isto é:
Onde, L é o fator denominada indutância, cuja unidade é dado por Henry. Analisaremos agora como se comporta a tensão nos terminais de um componente elétrico quando o mesmo é percorrido por uma corrente alternada do tipo I(t) = I0 sen wt. Primeiro com o resistor e depois com o capacitor e finalmente com o indutor.
Existem três base passiva, linear aglomeradas circuitos analógicos de componentes: a resistência (R), o condensador