Osciloscópio
OSCILOSCÓPIO
Sumário
1. Introdução 3
2. Objetivo 4
3. Bases Teóricas 5
3.1 O que é um osciloscópio 5
3.2 A base de tempo 5
3.3 Sincronismo 5
3.4 Gerador de áudio 6
4. Procedimento experimental 7
4.1 Materiais utilizados 7
5. Resultados 8
5.1 Perguntas e respostas 9
6. Conclusão 10
7. Bibliografia 11
Introdução
Este relatório foi elaborado para descrever o experimento sobre osciloscópio realizado no dia vinte e um de março de dois mil e treze, no laboratório, para a disciplina de Eletricidade Aplicada do curso de Engenharia Civil da Universidade de Mogi das Cruzes, com o intuito de que os alunos aprendessem a mexer em um osciloscópio analógico.
Objetivo
O presente trabalho tem como objetivo nos familiarizar com a utilização do osciloscópio e do gerador de áudio, no qual será utilizado circuito de corrente alternada (AC) e circuito de corrente contínua (DC). Com a familiarização do equipamento podemos assim fazer medições de sinais elétricos de onda senoidal e quadrada.
Bases Teóricas
O que é o osciloscópio?
O osciloscópio é um instrumento de medida que permite visualizar graficamente sinais eléctricos, mostra como os sinais variam no tempo, permite determinar valores de tensão e temporais de um sinal, determinar a frequência de um sinal periódico, determinar a componente contínua e alternada de um sinal, detectar a interferência de ruído num sinal e, por vezes, eliminá-lo, verificar se um dado componente está avariado. A utilização do transdutor adequado permite utilizar o osciloscópio para a análise de sinais não eléctricos, tais como temperatura, pressão, luminosidade, etc.
A base de tempo: O circuito de tempo deve fazer o ponto luminoso deslocar-se periodicamente e a velocidade constante, na direção horizontal, da esquerda para a direita, voltando á posição inicial, e assim sucessivamente. Para efetuar este percurso, o circuito de base de tempo proporciona ás placas verticais uma tensão