Osciloscópio
Universidade Cidade de São Paulo
-
-UNICID-
Automação Industrial e Engenharia Mecatrônica
Eletrônica Analógica
-Osciloscópio-
Nome: Raphael Regiani Silva
CA: 23606903
Rafael Silvestre Piccinin
CA:23614215
Lazaro Henrique Umbelino
CA:23606893
Pedro Umbelino de Bonfim
CA:23586712
Índice
Príncipio de funcionamento..............................................................Pág.1
Especificações...................................................................................Pág.2
Tipos de ondas............................................................................Pág.3 e 4
Descrição de ondas...........................................................................Pág.5
Príncipio de funcionamento
Um típico osciloscópio é uma caixa retangular com uma tela, conectores de entrada, knobs para controle e botões na frente do painel. Atualmente existem osciloscópios portáteis com tela de cristal líquido.
Para ajudar na medidas, uma grade chamada graticule ou retículo é desenhada na face da tela. Cada quadrado na graticule é conhecido como uma divisão. O sinal a ser medido é ligado a um dos canais de entrada, geralmente através de um conector coaxial, como os conectores BNCou tipo N.
Se a fonte do sinal já possui seu conector coaxial, então um simples cabo é usado para ligá-la, caso contrário um cabo específico chamado ponta de prova para osciloscópio é usado.
Em seu modo mais simples, o osciloscópio desenha repetidamente uma linha horizontalchamada de traço através do meio da tela da esquerda para a direita. Um dos controles, otimebase control (controle da base de tempo), determina a velocidade com que a linha é desenhada, e é calibrado em segundos por divisão.
Se a tensão de entrada difere do zero, o traço pode ser defletido tanto para cima quanto para baixo. Outro controle, o vertical control(controle vertical), determina a escala da deflexão vertical, e é calibrado em volts por divisão. O