Osciloscopio
| |
|Osciloscópio |
Uma das grandes dificuldades que os técnicos enfrentam na reparação de circuitos eletrônicos é esta: os fenômenos que ocorrem nos componentes eletrônicos são abstratos; ou seja, tudo acontece sem que se possa ver. Consequentemente, toda a reparação é feita também a partir de raciocínios, de forma abstrata.
Daí a importância do osciloscópio para o técnico. É através desse instrumento que variações de tensão em um componente do circuito são transformadas em figuras, ou seja, em formas de ondas mostradas em uma tela. Isso torna possível a análise do comportamento do componente analisado dentro do circuito a ser reparado.
Neste capítulo, vamos tratar dos controles básicos e da preparação do osciloscópio para o uso. Desse modo, você saberá como utilizar posteriormente esse instrumento nos mais diversos tipos de medições.
Osciloscópio
O osciloscópio é um equipamento que permite ao técnico em manutenção observar as variações de tensão elétrica em forma de figura em uma tela.
Através do osciloscópio, é possível pesquisar e analisar defeitos em circuitos eletrônicos e elétricos.
Na tela de um osciloscópio, as imagens são formadas unicamente pelo movimento rápido de um ponto na horizontal e vertical, como em um aparelho de televisão.
Quando o movimento do ponto é rápido, a imagem que se observa na tela é uma linha.
As imagens se formam na tela do osciloscópio mediante movimentos simultâneos no sentido vertical e horizontal.
A figura a seguir mostra um modelo de osciloscópio de traço simples com o painel de controle e entrada de sinal em