Resiliência
CAMPUS DE PARNAÍBA CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO HUMANA
PROFESSOR: ISRAEL CORREA
ALUNO: JANIEL SOUSA
TRABALHO
(A importância da Resiliência, Empatia e Simpatia para o negociador)
PARNAÍBA-PI
ABRIL/2013
P) Segundo Sérgio Costa, a resiliência é a grande característica de um negociador.
Segundo Israel Correa empatia e simpatia não são menos importantes. Justifique por que cada uma dessas características é importante para um negociador.
R) Nos dias pós-modernos as coisas se transformam numa velocidade como nunca visto antes. Diante disso é preciso estar preparados para os desafios que nos são impostos num curto espaço de tempo. No meio dessa “pressão” é muito importante aprender a lidar com as dificuldades e aproveitá-las como uma oportunidade de aprendizagem e crescimento pessoal. E isso ocorre de um comportamento não muito fácil, a resiliência.
Por meio da resiliência temos a capacidade de comportar-se sabiamente frente as tensões e adversidades da vida moderna, como também impede que os problemas interfiram negativamente na maneira como interagimos com o mundo.
Para desenvolver essa competência é necessário ter preparo psicológico, autoconhecimento, autodisciplina e automotivação.
Também é indispensável ao negociador de sucesso as características descritas a seguir:
Empatia – o negociador deve está pronto a compreender os sentimentos dos envolvidos numa negociação bem como atentarem-se as reações, levando em consideração a sua postura, posta do outro lado da negociação.
Em se tratando de negociador e cliente, ele deve compreendê-lo melhor e saber seus desejos. É preciso “mergulhar” no universo do outro.
Simpatia – somada aos comportamentos anteriores, o negociador deve ter boa disposição para atender