Portfolio de Grupo 5º semestre ciencias contabeis
SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS
Objetivos da Unidade:
Detalhar os tipos de sistemas de acumulação de custos como produção por encomenda, produção em série. Destacar as principais características da produção e os critérios de apropriação dos custos conjuntos.
5.1 Definição
5.2 Tipos de sistemas de acumulação de custos
5.3 Características da produção
5.4 Produção conjunta
5.1 – DEFINIÇÃO
Sistema de Acumulação de Custos – É a forma como os custos são acumulados e apropriados aos produtos.
5.2 – TIPOS DE SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS a) Produção por ordem ou encomenda – quando a empresa fabrica produtos diferentes, em pequenas quantidades, geralmente atendendo pedidos específicos dos clientes. Ex.: indústria naval, equipamentos, aviões, etc.
b) Produção contínua ou em série – quando a empresa opera na fabricação de produtos iguais, produzidos de maneira contínua. Geralmente produz para o estoque. Ex.: gêneros de supermercados, farmácias, material de construção, etc.
5.2.1 – Produção por ordem ou encomenda
Nesse sistema os custos são acumulados por ORDEM DE PRODUÇÃO ou ORDEM DE FABRICAÇÃO. A soma das Ordens de Produção em aberto representa o Estoque dos Produtos em Processo. À medida que os produtos são completados, as Ordens de Produção são encerradas e os custos são transferidos para o estoque de produtos acabados (ou CPV, se for o caso).
Durante a execução da encomenda, os custos são registrados da seguinte forma:
Os materiais pelo custo real, com base nas requisições para cada Ordem de Produção – OP;
A mão-de-obra direta é apropriada com base no tempo gasto na execução de cada Ordem (tempo gasto x taxa horária de custo da MOD)
O CIF é apropriado através de rateio com base em critério definido.
Contabilização dos custos por Ordem de Produção
Após a apropriação dos custos de MD, MOD e CIF para as ordens de produção, os produtos completados são transferidos para o estoque de produtos acabados e, quando vendidos,