Metodos de custeio
CUSTEIO POR ABSORÇÃO
Consiste em atribuir aos produtos fabricados todos os custos de produção, de forma direta ou indireta (rateios). Sejam custos fixos ou variareis, todos são absorvidos pelos produtos.
É o método utilizado para custear os estoques e determinar os CPV.
CUSTEIO VARIAVEL OU DIRETO
É o método que considera que os produtos devem receber somente os custos que ‘causam’ ao serem fabricados. Então, somente os custos variáveis são apropriados aos produtos. Os custos fixos são tratados como custos do período, sendo tratado como despesa.
ABC
Custeio Baseado em Atividades, os custos são atribuídos as atividades baseadas no uso dos recursos, depois atribuídos aos objetos dos custos. Procura aprimorar o custeamento dos produtos, através da mensurações corretas dos custos fixos indiretos, em cima das atividades geradoras desses custos, para acumulação diferenciada ao custo dos diversos produtos da empresa.
OS TERMOS ‘ORDEM DE FABRICAÇÃO’ ‘ORDEM DE SERVIÇO’ ORDEM DE TRABALHO’ SÃO SINOMIMOS DE ‘ORDEM DE PRODUÇÃO’
CUSTEIO POR ORDEM DE PRODUÇÃO OU ENCOMENDA
Cada elemento do custo é acumulado separadamente em ordens produção/serviços
O custo é acumulado segundo ordens especificas de produção referente a um determinado produto ou lote.
São emitidas para o inicio da atividade produtiva e nenhum trabalho poderá ser iniciado sem que seja devidamente procedid o pela emissão da ordem de produção.
Características
* adequado para produção de bens/serviços realizados para encomenda * são acumuladas em OO/OS (ordem de produção/ordem de serviço) * usado em empresas de projetos, construção civil, consultorias * as ordens em aberto são consideradas estoque, produtos em aberto ou em processo
Diferença dos outros sistemas * Identifica produção de lotes diferentes * Acumula Material direto, MOD e Despesas Indiretas * O sistema é dispendioso, exige controle rigoroso
Vantagens
* Identifica o produto com maior