Encontro com milton santos
O documentário que retrata a globalização ou o “Globaritarismo” (termo criado por Milton para designar a nova ordem mundial) pelos conceitos e ideais do Professor.
O Professor que se considera um intelectual “outsider”. Acha que é difícil ser negro e intelectual no Brasil, afirma que não pertence a nenhum partido politico e tem medo dos marxistas ortodoxos.
Um intelectual que com muitos estudos e conceitos revolucionários adquiridos ao longo da vida e de suas experiências, tanto nacionais quanto internacionais, no tempo que ficou fora por escolha ou por exílio, conseguiu definir a globalização como um processo complexo que surgiu para atender ao capitalismo e principalmente, aos países desenvolvidos, mas ela é inevitável. O professor procura meios para colocá-la a favor dos países ditos “em desenvolvimento”, como é o caso do Brasil.
No documentário “Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá” são apresentados fatos que demonstram a realidade global, que é negada e desprezada por politicos e pela maior parte da sociedade, que se deixa manipular e não percebe o que ocorre a sua volta.
Nunca na história da humanidade, houve tantas condições técnicas e ciêntificas para se fazer um mundo melhor, porém não o fazem e tão pouco se esforçam para tal mudança.
A maior preocupação dos chefes de estados de todo o mundo,