Método de custeio por encomenda
Hoje as empresas estão modernizando o seu processo de produção cada vez mais com um único objectivo de alcançar suas metas planejadas com eficiência e eficácia, pois a globalização tornou-se um parâmetro de sobrevivência das empresas para auto avalia-se em relação ao seu universo comercial, portanto, se manter viva é o desafio. As empresas actualmente deslumbram o cliente enfocando sua expectativa onde a meta contínua é sempre estar na posição de encantadoras, por essa razão é que investem pesado em processos inovadores na cadeia de suprimentos, utilizando o que tem de melhor no mercado como tecnologia, pesquisa de custo e gestão de pessoas. Todo esforço é para focar e valorizar a necessidade do cliente, para mantê-los fiéis, satisfeitos e assim continuar no ranking do mercado como empresas ícones no que se propõe a oferecer conquistando o respeito de todos.
O PCP (Planeamento e Controle da Produção) tem um papel fundamental nesse processo, pois é de sua responsabilidade planear, organizar, direccionar e controlar todos os processos da cadeia de produção.
O PCP está intimamente relacionado com o sistema de produção adoptado pela empresa e dele depende para planear e controlar a produção e que existem três sistemas de produção: sob encomenda, em lotes e contínua. Cada um desses sistemas de produção exige um sistema específico de PCP.
As empresas que adoptam portefólios de produção, voltado sob encomenda vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado.
A produção sobre encomenda envolve a "empresa que apenas produz após ter efectuado um contracto ou pedido venda de seus produtos".
Contextualização
O presente trabalho apresenta o Regime de Produção por Encomenda, sendo esta executada por Ordem específica. E através deste cada elemento é acumulado separadamente, segundo ordem específica de fabricação, emitida pela área Industrial, de Serviços ou Comercial. Apresenta também outros tipos de produção que são: Ordens de Serviços,