Custo da qualidade
Os custos de avaliação são aqueles custos associados a medida, avaliação, ou auditoria de produtos, componentes e materiais comprados para garantir a conformidade aos padrões que tenham sidos impostos. Incorre-se nesses custos para determinar a condição do produto de um ponto de vista da qualidade e garantir que ele esteja de acordo com as especificações.
Estes custos ajudam a gerência a identificar problemas de qualidade. Quando as medidas de prevenção são aplicadas e melhoram a qualidade, os custos de avaliação diminuem, pois são necessários menos recursos para inspeções de qualidade, já que foram feitas antes de ocorrer qualquer tipo de defeito.
São aqueles custos associados com a medição do nível de qualidade obtido pelo sistema e todas as atividades que compreendem a condução de inspeções, teste e outras avaliações planejadas usadas para determinar se os produtos e serviços são conforme os requisitos.
Uma avaliação dos custos da qualidade tem como objetivo principal identificar os problemas durante todo o processo produtivo. Os custos de avaliação refletem a necessidade de avaliar o nível da qualidade ao longo do processo produtivo, inclusive serviços, e diminuem à medida que a qualidade aumenta. O aumento na prevenção significa uma redução dos custos de avaliação havendo neste caso uma menor necessidade de investimentos para recursos em nível de inspeção, avaliação, controle, supervisão e outros.
5 CUSTOS DE FALHA INTERNA
Os custos de falha interna sao assumidos quando produtos, componentes, materiais e serviços deixam de corresponder às exiogencais da qualidade, e essa falha é descoberta antes da entrega do produto ao cliente. Esses custos desapareceriam se nao houvesse defeitos no produto.
No sistema de custo de qualidade relacionado a falhas internas pode-se definir como meta principal facilitar e melhorar a qualidade eliminando as falhas que se referem aos custos associados às atividades decorrentes de falhas de