CUSTO DE QUALIDADE
CUSTO DA QUALIDADE
Trabalho apresentado pelos Alunos: Fabiano Calixto e Raphael Lima da Silva na disciplina de Teoria Geral da Contabilidade, ministrada pelo Prof. João Marcelo.
Origem do custo da qualidade:
A primeira abordagem sobre custos da qualidade foi apresentada por Joseph Juran, em seu livro: Quality Control Handbook, em 1951. De acordo com o primeiro capítulo do livro, Juran conceituava a economia da qualidade como o “ouro da mina”, dividindo os custos da qualidade em evitáveis (os provocados por defeitos e retrabalho), e em inevitáveis (aqueles ligados à prevenção). A partir daí, Garvin (1992), finaliza ressaltando que os primeiros poderiam ser reduzidos, e o valor obtido com a eliminação dos gastos provocados por falhas poderia ser investido em melhoria da qualidade.
É importante citar que, segundo Crosby (1986): “foi na indústria da General Electric, na década de 50, que se deu uma forma incipiente de mensuração do custo da qualidade”, ou seja, a primeira tentativa de mensuração do custo da qualidade ocorreu nesta empresa.
Conceito de custo da qualidade:
Custo da qualidade é a soma dos custos envolvidos no processo para se atingir os padrões de qualidade pré-estabelecidos no projeto do produto ou serviço. É um sistema utilizado para identificação destes custos a fim de quantificar os componentes envolvidos na produção de produtos de alta ou baixa qualidade, na tentativa de reduzir ao mínimo o custo total da produção.
Por um longo tempo, a administração associava a melhoria da qualidade ao aumento de custos, porém alguns cientistas da Administração defendiam que com o aumento da qualidade aumentava-se também a produtividade, os custos totais poderiam ser reduzidos pela melhoria dos processos. Hoje percebe-se que os custos reais advêm da falta de qualidade do produto ou serviço.