Como diminuir o consumo de energia
aumentando a cada ano em todo o Brasil. Em parte, isso acontece porque o país está crescendo, o que significa mais indústrias, serviços e empregos. Mas outra parte é puro desperdício de energia. Além disso, há uma concentração do uso de energia elétrica no período das 18 às 21 horas. Essa é a hora em que as pessoas voltam do trabalho ou do colégio para suas casas; acendem lâmpadas, assistem à TV, tomam banho, ligam ventiladores ou aparelhos de ar condicionado... Enfim, consomem muita energia ao mesmo tempo. Isso gera uma sobrecarga no sistema elétrico, podendo causar problemas no fornecimento. Veja nesta cartilha como você pode economizar energia na sua casa, diminuindo a conta de luz sem perder nada do conforto que os aparelhos elétricos proporcionam. Seguindo essas dicas, você estará aliviando o seu bolso e ajudando o Brasil a continuar crescendo sem problemas de abastecimento de energia.
,
LÂMPADAS: * Dê preferência a lâmpadas fluorescentes compactas. * Evite acender lâmpadas durante o dia. Use melhor a luz do sol, abrindo bem as janelas, cortinas e persianas. * Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados. Use iluminação dirigida
(spots) para leituras e trabalhos manuais para ter mais conforto e economia. * Pinte o teto e as paredes internas com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.
FERRO ELÉTRICO:
* Evite ligar o ferro elétrico nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados. Ele sobrecarrega a rede elétrica.
* Habitue-se a juntar a maior quantidade possível de roupas e passá-las todas de uma só vez.
* Regule a temperatura, no caso dos ferros automáticos. Passe primeiro as roupas delicadas, que precisam de menos calor. No final, depois de desligar o ferro, aproveite ainda o seu calor para passar algumas roupas leves.
*
*