Auditoria
Partindo-se do pressuposto de que Auditoria é uma análise detalhada, organizada e independente das atividades desenvolvidas em determinado setor ou empresa, cujo objetivo é verificar se estão de acordo com as normas técnicas e estabelecidas previamente, se foram executadas com eficiência e se estão apropriado á realização dos objetivos.
E com a evolução e a competitividade dos mercados, cada vez maior, as empresas buscam novas tecnologias de gestão que permitam à administração atingir seus objetivos e vislumbrar perspectivas para o crescimento e modernização da organização.
Neste contexto, a Contabilidade, que é a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, e tem por objetivo estudar o sistema da riqueza administrativa a fim de observar se ela atinge os fins propostos; é definida como sendo uma ciência que se utiliza de determinadas técnicas, dentre elas, a Auditoria, para estudar e controlar o patrimônio das entidades, observando seus aspectos quantitativos e qualitativos, bem como as variações sofridas em determinados períodos, com o objetivo de fornecer informações necessárias para a avaliação do patrimônio e dos resultados produzidos por sua gestão.
Para comprovar o importante instrumento de evidenciação da informação contábil e subsidiar o processo de tomada de decisão, através da Auditoria; o presente trabalho tem por finalidade realizar a auditoria de folha de pagamento em uma empresa optante pelo lucro presumido. Para tanto, foi utilizado de obras bibliográficas e de meios eletrônicos, para fundamentar e desenvolver toda a teoria que abrange esta técnica autônoma dentre as técnicas da Ciência Contábil, como veremos a seguir.
1.1 Tema e Problema Diante do exposto o presente estudo, teve como tema: Auditoria na Folha de pagamento de uma empresa optante pelo lucro presumido.Para Marconi e Lakatos (2001, p.21) esclarecem que:
É o assunto que se deseja provar ou desenvolver. Pode surgir de uma dificuldade prática enfrentada pelo