Curriculo escolar
A matemática faz parte do nosso cotidiano, precisamos dela em quase tudo. Na hora de cozinhar o almoço, na organização de espaços, para saber as horas e quando utilizamos o calendário. Sabendo dessa importância e que os estímulos matemáticos devem fazer parte do aprendizado da criança para que ela desenvolva o raciocínio lógico, o projeto pretende de forma lúdica e muito divertira mostrar as crianças como a matemática é prazerosa e uma ferramenta que nos ajuda no dia – dia.
O conhecimento lógico matemático não se dá por informação, mas pela possibilidade da criança agir sobre os objetos e a partir dessa relação conhecer a nomenclatura especifica e formar conceitos. É através de atividades concretas que as crianças conseguem se apropriar do conhecimento proposto em aula.
A criança não constrói o número fora do contexto geral do pensamento do seu cotidiano. Para Piaget, os conceitos lógicos precedem os numéricos. O conceito de número baseia-se na formação e sistematização da mente em duas operações: classificação e seriação. A simples observação de classificações ou seriações prontas não são suficientes para a criança. Cabe ao professor oportunizar desde a pré-escola várias situações que permitam ao aluno elaborar estes processos
Segundo Rangel, é somente agindo intensamente sobre os objetos em atividades como quantificar coleções significativas para ela que a criança poderá ir progressivamente construindo a estrutura do número que é a base para todo o conhecimento lógico-matemático.
Objetivos
- Ampliar o vocabulário e linguagem como meio de comunicação;
- Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas;
- Reproduzir seqüências e seriações, exemplo: ordenar os botões do maior ao menor e vice- versa;
- Desenvolver a correspondência termo a termo (contagem e o reconhecimento dos números);
-Possibilitar o seqüenciamento dos números naturais.
- Associar a quantidade ao numeral.
- Vivenciar situações onde o uso e a prática social