Teoria da Burocracia
A burocracia é uma forma de organização que se baseia na racionalidade, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos.
Analisando as características, vantagens e desvantagens da Teoria da Burocracia, encontrei 3 das quais se encaixam na empresa em que trabalho.
Abaixo citarei quais são com suas descrições e de que maneira é utilizado na empresa.
1º Caráter legal das normas e regulamentos: normas e leis desenvolvidas pela empresa e seguidas pelos seus funcionários.
Na empresa em que trabalho quando um funcionário é admitido ele recebe as normas e regulamentos da empresa, ele tem que ler e assim que recebe o acesso ao sistema responder um questionário sobre as normas e regulamentos estabelecidos.
Este questionário deve ser respondido e reciclado semestralmente por todos os funcionários da empresa, a cada conclusão de questionário com 100% de acertos é entregue um certificado de conclusão e aptidão, sendo assim o funcionário que não responder o questionário terá sua senha de acesso ao sistema bloqueado até a conclusão do questionário.
2º Hierarquia da autoridade: sempre seguir as ordens dadas escala hierárquica.
A escala hierárquica da empresa é composta pelo presidente, diretores, gerentes e supervisores.
Cada departamento tem um responsável direto que delega funções, supervisiona os funcionários, toma decisões e soluciona problemas cabíveis a sua autoridade e quando foge de sua ossada, respeita o nível hierárquico transmitindo ao seu superior o problema a ser solucionado e acatando a ordem a ser tomada.
3º Continuidade da organização: é a substituição, qualquer pessoa pode ser substituída.
A empresa deixa de forma clara que qualquer funcionário independente de seu nível hierárquico ou função pode ser substituído caso quebre o código de conduta da empresa ou haja de forma ilícita ou antiética.
CONCLUSÃO
Com a análise da Teoria da Burocracia dentro da empresa em que