metrologia quimica
INTRODUÇÃO
A finalidade do curso “Introdução à Metrologia Química” é capacitar o aluno a conhecer a origem da metrologia química, seus principais conceitos e, ainda, entender a importância da rastreabilidade e da confiabilidade para a qualidade dos resultados das medições.
METROLOGIA
A Metrologia, entendida como a ciência da medição, não está dissociada da Gestão da Qualidade que exige que as organizações, monitorizem e efetuem medições nos processos e produtos como ponto de partida para a melhoria do desempenho e para o aumento da satisfação do cliente. Deste modo evidencia-se que o produto satisfaz os requisitos especificados pelo cliente, para isso será necessário assegurar o rigor, a exatidão e a rastreabilidade das medições efetuadas, ou seja, fazer uso de conhecimentos no âmbito da Metrologia.
A Metrologia e a Sociedade
Desde muito cedo o homem sentiu necessidade de quantificar e qualificar as suas percepções e os seus haveres. Todas as pessoas, no dia-a-dia, consciente, ou inconscientemente, quantificam e qualificam fatos, fenômenos e simples ocorrências.
Quando se critica alguém, acusando-o de lidar com dois pesos e duas medidas está-se implicitamente a exigir um só peso e uma só medida, isto é, está-se a exigir que haja uniformidade de critérios na quantificação e qualificação dos fatos para que os resultados sejam justos e verdadeiros. Para o efeito, quando se efetua uma medida, deve-se utilizar como referência um padrão bem definido, um método de medição adequado e um técnico capaz de o executar na perfeição. Tudo isto para que seja obtida uma medida que seja possível caracterizar quantitativamente e qualitativamente. Queremos no fundo dominar o conhecimento relativamente à medição que se efetuou.
Seja na utilização de produtos pré-embalados para a higiene diária (gel, espuma de barbear, cremes faciais, etc.), cujas quantidades estão legalmente regulamentadas e por isso devem ser asseguradas pelo produtor, seja no