Rede Brasileira Calibração - Química
O desenvolvimento da Metrologia Química ocorreu, no cenário mundial, a partir de 1993 com a criação do Comitê Consultivo para Quantidade de Matéria (CCQM), no fórum do Bureau International des Poids et Mesures (BIPM), na França. No Brasil, o marco da Metrologia Química surgiu no Seminário "Metrology in Chemistry - A New Challenge for the Americas", Rio de janeiro em novembro de 1997.
Reconhecendo essa área como de fundamental importância estratégica para a competitividade dos produtos e serviços brasileiros, o Inmetro criou em junho de 2000 a Divisão de Metrologia Química (Dquim), no âmbito da Diretoria de Metrologia Científica e Industrial, atuando com os seguintes laboratórios:
Núcleo de Laboratório de Eletroquímica – Label
Laboratório de Análise Orgânica – Labor
Setor de Laboratório de Análise Inorgânica – Labin
Laboratório de Análise de Gases - Labag
Setor de Laboratório de Motores e Combustíveis – Lamoc
Os Laboratórios de Análise Inorgânica, Análise Orgânica, Análise de Gases e Eletroquímica da Dquim estão localizados no prédio 04, já o Laboratório de Motores e Combustíveis, está localizado no prédio 28.
Vista aérea do prédio 04
Vista aérea do prédio 28
Missão da Dquim
Prover à sociedade serviços especializados em metrologia química e desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas, visando ao aumento da competitividade de produtos e serviços brasileiros e à disseminação das unidades de medida rastreadas ao Sistema Internacional de Unidades.
Visão da Dquim
Unidade organizacional reconhecida como fundamental ao desenvolvimento socioeconômico do país, em função da relevância e da qualidade de seus serviços, por sua excelência técnica, científica e pelo apoio à inovação tecnológica, equiparando-se às áreas de metrologia química dos maiores institutos congêneres.
As principais competências da Divisão de Metrologia Química são:
Implantação de métodos primários e técnicas de