Sistema Brasileiro de medidas
introdução
Para ficar dentro dos padrões nacionais e internacionais é adotado unidades de medidas do SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES (SI), o SI um conjunto sistematizado e padronizado de definições para unidades de medida, para determinar o valor com exatidão desse objeto, o instrumento ou equipamento utilizado para demonstrar tem que estar preciso, para isso, no Brasil, as questões da metrologia estão bem definidas e oficialmente organizadas, instituído em 1973, o SISTEMA NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL (Sinmetro) tem a missão de formular e executar a política nacional de metrologia, normalização e qualidade, é composto por dois órgãos, um normativo, o Conmetro, e outro executivo, o Inmetro.
O SISTEMA METROLÓGICO BRASILEIRO O SINMETRO (SISTEMA NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL)
O Sinmetro é um sistema brasileiro, constituído por entidades públicas e privadas, que exercem atividades relacionadas com metrologia, normalização, qualidade industrial e certificação da conformidade.
Foi instituído pela Lei 5966 de 11 de dezembro de 1973 com uma infraestrutura de serviços tecnológicos capaz de avaliar e certificar a qualidade de produtos, processos e serviços por meio de organismos de certificação, rede de laboratórios de ensaio e de calibração, organismos de treinamento, organismos de ensaios de proficiência e organismos de inspeção, todos acreditados pelo Inmetro.
Apoiam esse sistema os organismos de normalização, os laboratórios de metrologia científica e industrial e de metrologia legal dos estados. Essa estrutura está formada para atender às necessidades da indústria, do comércio, do governo e do consumidor.
Está envolvido em muitas atividades relacionadas ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade - PBQP, programa voltado para a melhoria da qualidade de produtos, processos e serviços na indústria, comércio e administração federal.
2.2. Organismos do