Teoria da burocracia
Laurente International Universities
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE
ABORDAGEM ESTRUTURALISTA E MODELO BUROCRÁTICO DE ORGANIZAÇÃO
MANAUS - AM
2012
GLEDISON RODRIGUES
ABORDAGEM ESTRUTURALISTA E MODELO BUROCRÁTICO DE ORGANIZAÇÃO
Trabalho de Graduação do curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade do Centro Universitário do Norte – UNINORTE, como pré - requisito para obtenção de nota parcial da disciplina Fundamentos de Administração, sobre a orientação da professora Otamires.
MANAUS - AM
2012
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
Max Weber é o autor fundador da teoria burocrática das organizações. A abordagem estruturalista é um movimento que provocou o surgimento da sociologia das organizações e que iria criticar e reorientar os caminhos da teoria administrativa.
A Teoria da Burocracia surgiu quando a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas disputavam entre si o espaço na teoria administrativa e apresentavam sinais de obsolescência e exaustão para sua época. A burocracia foi uma invenção social aperfeiçoada no decorrer da Revolução Industrial, embora tenha raízes na Antiguidade histórica, com a finalidade de organizar detalhadamente e de dirigir rigidamente as atividades das empresas com a maior eficiência possível.
Weber estudou as organizações sob um ponto de vista estruturalista, preocupando-se com a sua racionalidade, isto é, com a relação entre os meios e recursos utilizados e os objetivos a serem alcançados. A organização por excelência, para Weber, é a burocracia.
Com o aparecimento, crescimento e proliferação das burocracias, a teoria administrativa – até então introspectiva e voltada apenas para os fenômenos internos da organização – ganhou uma nova dimensão por meio da abordagem estruturalista: além do enfoque interorganizacional, surgiu o enfoque interorganizacional. A partir daqui, a abordagem estruturalista se impõe definitivamente sobre a Abordagem