Fichamento - koselleck futuro passado
Futuro Passado
História Magistra Vitae
Sobre a dissolução do topos na história moderna em movimento
Reinhart Koselleck, nascido em 1923 fez parte do exército nazista em 1941, iniciando a carreira acadêmica dem 1950. Um dos mais importantes historiadores alemães do pós guerra, sendo o principal teórico na escrita da história dos conceitos.
Influenciado por grandes nomes da Teoria da História alemã como Gadamer e Heidegger.
O autor busca no texto mostrar o processo de mutação sofrida pelos conceitos e palavras, tendo como análise principal o que se entende como história. Da antiguidade à modernidade.
Até século XVIII a história é tida como “magistra vitae”, se servindo dela como coleção de exemplos, com Cícero. Conceito suprimido pela igreja. Apesar de que os exemplos mesmo pagãos teriam seu aporte “repulsivos ou dignos de ser imitados”( Beda). (42) Com a decadência da idade média e o retorno racional do uso da história, o conecito “Magistra Vitae” retorna. Com influência desde a política ao caráter pedagógico no período. (43) Aristóteles e Frederico II já apresentam uma visão diferente de tal teleologia da história, apontando o fato de que as experiências vividas e não tomadas como exemplo, são as que ensinam e o futuro não é algo que a história possa antecipar, dada as incertezas. (46/47) “Desde que o passado deixou de lançar luz sobre o futuro, o espírito humano erra nas trevas.” Com essa frase de Tocqueville o autor ilustra um novo pensamento sobre a história, na qual as experiências e tradições não são mais o ponto a ser apreendido da história. (48)
Com essa frase o autor mostra o novo rumo “A histórita [Geschichte] só é capaz de instruir à medida que se renuncia à história [Historie] escrita.” Sendo esclarecido por Droysen “Acima das histórias está a história”, se referindo à diferenciação do processo histórico e o fato histórico. (49) Esse amplo entendimento e a variação de tais conceitos o autor chama de “coletivo