zdsdzdsdsdsds
1048 palavras
5 páginas
EmentaAs sociedades americanas independentes a partir do século XIX. Formação e consolidação dos Estados nacionais americanos desde os processos de Independência. Processos e estruturas políticas, econômicas, sociais e culturais próprias à América oitocentista. Formação e crise do “Estado oligárquico”. Fronteira na América do século XIX.
Problematização do ensino de História da América Independente na Educação Básica.
Objetivos
Objetivo geral:
• Desenvolver as habilidades de comunicação oral e escrita, generalização de conceitos e manuseio de instrumentos de investigação e ensino.
Objetivos específicos:
• Compreender os processos de independência na América e a formação e consolidação dos estados nacionais americanos no contexto oitocentista;
• Construir uma visão geral e crítica acerca de processos históricos da América oitocentista;
• Problematizar a História da América Independente na Educação Básica
Metodologia
A metodologia terá por base aulas expositivo-dialogadas teóricas e de estudos de caso, seminários de estudo para apresentação de trabalhos de pesquisa; debates e trabalhos de produção textual em sala de aula. Emprego de quadro, datashow e slides em arquivos power point; estudos dirigidos em sala de aula; dinâmicas e técnicas de grupo.
O conteúdo programático será investigado e problematizado a partir da leitura e análise dos textos, de aulas expositivo-dialogadas (uso do quadro branco e data-show), de atividades em sala de aula envolvendo exibição e análise de filme, análise de músicas, imagens e fontes escritas, bem como da organização e realização de mini-aulas por parte dos discentes a partir de temáticas combinadas com o docente.
Horas práticas: as 15 horas práticas relativas a este componente curricular estão previstas no cronograma e distribuídas em 3 horas relativas à análise de filme, música e imagens enquanto recursos didáticos pedagógicos, 4 horas destinadas à orientação (por grupo) para a organização das mini-aulas acerca