Enfermagem transcultural
Cristiane Giffoni Braga*
BRAGA, C.G. Enfermagem transcultural e as crenças, valores e práticas do povo cigano. Rev.Esc.Enf.USP, v.31, n.3, p. 498-516, dez. 1997.
Trata-se de um estudo mini-etnográfico em enfermagem, onde é enfocada a crença de cuidados, valores, modo de vida, visão de mundo de um grupo cigano de origem ROM. Foi utilizado o referencial teórico de LEININGER para auxiliar a compreensão desta cultura, visualizando propostas nas ações e decisões do cuidado de modo a prover cuidados culturalmente congruentes. Propõe a autora algumas definições relativas à especificidade da cultura cigana no que diz respeito às formas culturais de prover cuidados , como subsídio para futuros estudos . UNITERMOS: Enfermagem Transcultural. Cuidados. Crenças. Modo de Vida. Ciganos.
1 - INTRODUÇÃO
A identificação da natureza, essência e domínio da Enfermagem como profissão tem sido uma busca atual de pesquisadores em Enfermagem, através de suas produções científicas. Tais atividades são relevantes para explicar o conhecimento e o avanço da Enfermagem e distinguí-la de outras profissões. Estudos rigorosos atentam para a natureza e o fenômeno do cuidado, sendo este humanizado. Este fato é confirmado por LEININGER (1981), quando declara: "o cuidado é o domínio central e o único para o corpo de conhecimentos e prática na Enfermagem, e uma investigação sistematizada do cuidado poderá avançar a disciplina de Enfermagem e em último caso, prover cuidados de enfermagem melhores para o povo". LUNA CAMERON (1989), descrevendo a teoria de LEININGER, afirmam que "a Enfermagem é essencialmente uma profissão de cuidados transculturais, a única que se centra na promoção do cuidado humano para pessoas de uma maneira significativa, congruente, respeitando os valores culturais e estilo de vida".
* Enfermeira. Docente - Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, Itajubá - MG. Mestranda em Fundamentos de Enfermagem -