Meningite
Transmissão
A meningite é propagada principalmente por meio da saliva, pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra.
Nem todos que adquirem a meningite ficam doentes, pois o organismo se defende com os anticorpos que cria através do contato com essas mesmas bactérias, adquirindo assim, resistência a essa doença. As crianças de seis meses a um ano são as mais vulneráveis a meningite porque geralmente ainda não desenvolveram anticorpos para combatê-la.
Sintomas
1. Sintomas das Meningites Bacterianas As meningites bacterianas são mais graves e devem ser tratadas imediatamente. Os principais agentes causadores da doença são as bactérias meningococos, pneumococos e hemófilos, transmitidas pelas vias respiratórias ou associadas a quadros infecciosos de ouvido, por exemplo. A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo e é contagiosa. Em pouco tempo, os sintomas aparecem: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, rigidez no pescoço, dificuldade em movimentar a cabeça e, às vezes, manchas vermelhas ou cor de vinho espalhadas pelo corpo. Nos bebês, a moleira fica elevada, há inquietação com choro agudo, birra, pouco apetite e cansaço anormal.
2. Sintomas das Meningites Virais
Nas meningites virais, o quadro é mais leve. Os sintomas se assemelham aos das gripes e resfriados. A doença acomete principalmente as crianças, que têm febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca, inapetência e ficam irritadas. Uma vez que os