Meningite
O termo meningite expressa a ocorrência de um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. É uma infecção que se instala quando uma bactéria, vírus ou menos comumente drogas, que consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges.
As meningites de origem infecciosa, principalmente as causadas por bactérias e vírus, são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, pela magnitude de sua ocorrência e potencial de produzir surtos. Dentre elas, destacam-se as seguintes: Meningites Bacterianas e Meningites Virais.
Também pode resultar de várias causas não infecciosas. O conhecimento da etiologia da meningite é fundamental para o tratamento adequado.
Não-infecciosa
A meningite pode ocorrer como resultado de várias causas não infecciosas: propagação de câncer para as meninges (meningite maligna) e de certos medicamentos (principalmente anti-inflamatórios não-esteróides, antibióticos e imunoglobulinas intravenosas). Pode também ser causada por várias doenças inflamatórias, tais como sarcoidose (que é então chamado neurosarcoidosis), doenças do tecido conjuntivo, como lúpus eritematoso sistêmico, e certas formas de vasculites (condições inflamatórias da parede do vaso sanguíneo), tais como a doença de Behçet.[2] Cistos epidermóides e cistos dermóides podem causar meningite, liberando questão irritante para o espaço subaracnóide. é Mollaret meningite é uma síndrome caracterizada por episódios recorrentes de meningite asséptica, é agora pensado para ser causado pelo vírus herpes simplex tipo 2. Raramente, a enxaqueca pode causar meningite, mas o diagnóstico geralmente é feito somente quando outras causas tenham sido eliminadas.
Meningite Bacteriana
Os principais agentes bacterianos causadores da meningite são:
Neisseria meningitidis (Meningococo)
Streptococcus pneumoniae
Mycobacterium tuberculosis
Haemophilus influenzae
As