Mercado e a sua envolvente
Nome: Frederico Gonçalves Clemente
Numero: 6
Ano: 3ºano
Turma: CM
Ano lectivo: 2012/2013
Índice
3. Introdução
Conceito de Mercado…………………………………………………………..………..Pag.3
4.Desenvolvimento
Públicos de mercado……………………………………………………………….…….Pag.4
Factores de evolução de mercados…………..…………………………….…….Pag.5
Processo de decisão de compras…………………………………………………..Pag.6, 7
Segmentação de mercado e os seus critérios…………………………………Pag.8
Conclusão………………………………………………………………………………………Pag.9
3. Introdução
Conceito de mercado
Mercado - O conceito de troca leva, naturalmente, ao conceito de mercado. Nossa definição de mercado é:
Um mercado é uma arena para trocas potenciais. Um exemplo ilustrará este conceito. Suponhamos que um artista plástico demore três semanas criando uma linda escultura. Ele tem em mente umpreço específico, mas a questão é se haverá alguém que trocará essa quantia de dinheiro pela escultura. Se houver, pelo menos, uma pessoa que o faca, pode-se dizer que há um mercado. O tamanho do mercado irá variar de acordo com o preço.
O artista poderá pedir um preço tão elevado que não haverá mercado para sua escultura. A medida que baixa o preço, geralmente aumenta o tamanho do mercado, porque mais pessoas poderão comprar a escultura. O tamanho do mercado depende do número de pessoas que possuem tanto:
1. um interesse no objecto como 2. uma disposição para oferecer os recursos exigidos.
Onde quer que exista um potencial para o comércio, existe um mercado. Usa-se o termo “mercado”, geralmente, com algum termo qualificativo que descreva uma sensação -humana, tipo de produto, grupo demográfico ou localidade geográfica. Um ‘exemplo de mercado de sensação humana é o de ”relax”, que existe porque as pessoas estão dispostas a trocar dinheiro por lições de ioga, meditação transcendente e controle de actividades vitais. Um exemplo de mercado de produto é o de calcados, assim definido porque as pessoas estão