Meio envolvente
Índice
Introdução 3 Apresentação da Empresa 4 Meio Envolvente Contextual 5 Contexto económico 5 Contexto sócio-cultural 5 Contexto politico-legal 5 Contexto Tecnológico 6 Meio Envolvente Transaccional 7 Clientes 7 Fornecedores 8 Concorrentes 9 Comunidade 11 Conclusão 12 Bibliografia 13
Introdução
No âmbito da disciplina de Introdução à Gestão, foi-nos proposto caracterizar o meio envolvente transaccional e contextual de uma dada empresa no qual escolhemos Drink In, S.A. (Cintra Cervejas).
A Drink In, S.A. trata-se de uma empresa de cervejas mas também produz água e refrigerantes, insere-se no sector secundário, tratando-se de uma média empresa, tendo em conta o número de empregados e o volume do negócio. A empresa situa-se no concelho de Santarém.
No meio envolvente contextual vamos abordar a empresa no contexto económico, sócio-cultural, político-laboral e tecnológico. Enquanto que no meio envolvente transaccional divide-se em clientes, fornecedores, concorrentes e comunidade.
Apresentação da Empresa
A Drink In, é uma sociedade anónima constituída em Novembro de 1999, com o capital social de 5.000.000 euros e com o objecto social principal de “industrialização em todas as suas fases, comercialização, representação e distribuição de cervejas e águas”. A Cintra é uma marca de cerveja no segmento de maior importância do mercado português de bebidas alcoólicas. Apesar da realidade dos números, desde há alguns anos que o mercado português se encontra adormecido.
Para atingir este objectivo, foram investidos 75 milhões de euros no projecto de lançamento e na fábrica de Santarém, cujo início de construção remonta a 1999. A marca cerveja Cintra faz parte do universo Drinkin e foi detido a 100% pelo empresário Sousa Cintra passando a totalidade do seu capital em meados do ano 2006 para outra sociedade cujo principal