Semicondutores
O vasto campo de atuação coberto pela eletrônica de potência que vem crescendo e evoluindo velozmente desde o final da década de 1980 torna quase impossível de se definir os limites para as suas aplicações, assim como o limite superior no avanço tecnológico e no desenvolvimento de semicondutores de potência e microprocessadores dedicados a este segmento.
O crescimento que se tem notado até o presente momento neste campo é suficiente para poder afirmar-se a tendência de que nos próximos 25 anos os Dispositivos Semicondutores de Potência estarão presentes em todos os sistemas de potência dando forma e condicionando a energia elétrica em qualquer lugar desde a sua geração até os seus usuários.
Além disso, muitas aplicações potenciais destes dispositivos ainda estão por ser exploradas dado que a revolução que vem ocorrendo desde a década de 1980 no desenvolvimento de novos dispositivos tem conferido aos sistemas de potência uma eficiência sempre crescente que, por sua vez, expande cada vez mais o seu campo de aplicação numa espiral virtuosa ascendente.
Fundamentado neste contexto este trabalho procura apresentar uma abordagem bastante direta e abrangente sobre os principais e mais largamente utilizados dispositivos semicondutores de potência tratando de sua evolução, características, comportamento, formas de utilização e suas principais aplicações. Atenção será dada também a algumas das principais técnicas e circuitos de chaveamento, assim como algumas técnicas de montagem e proteção térmica.
Um estudo de caso encerra o trabalho apresentando o projeto de um sistema micro controlado de baixíssimo custo destinado ao acionamento, controle, monitoramento e proteção de um motor elétrico CC com maior ênfase ao estágio de potência composto por um circuito chopper tipo A.
Diodo de potência
Um diodo semicondutor é uma estrutura P-N que, dentro de seus limites de tensão e de corrente, permite a passagem de corrente