Semicondutores
Trabalho de Tecnologia dos Materiais I
Semicondutores
1º Técnico Mecânica
Gian Rodrigues da Silva
Semicondutores
Os semicondutores são materiais de composição como o silício e o germânio, além do gálio, arsênio, cádmio e telúrio, que formam ligações covalentes semelhantes às dos materiais cerâmicos, podendo ser considerados como uma subclasse de cerâmica, porque suas propriedades mecânicas são muito próximas.
Possuem características diferentes das cerâmicas quanto à tecnologia empregada e ao nível de miniaturização e de higiene e limpeza para a sua produção. Além das características elétricas e isolantes, são muito sensíveis a impurezas, que são rigidamente controladas para que não seja ultrapassada a proporção de poucos átomos estranhos por um bilhão de átomos do material (Schaffer et al., 2000).
Os elementos semicondutores podem ser tratados quimicamente para transmitir e controlar uma corrente elétrica. Seu emprego é importante na fabricação de componentes eletrônicos tais como diodos, transístores e outros de diversos graus de complexidade tecnológica, microprocessadores, e nanocircuitos usados em nanotecnologia. Portanto atualmente o elemento semicondutor é primordial na indústria eletrônica e confecção de seus componentes.
Da descoberta às aplicações!
Por Parque Newton Freire Maia | 23:47
Por Ana Caroline Pscheidt
Os primeiros estudos sobre a condução de eletricidade em sólidos e líquidos foram realizados por Stephen Gray (1666 a 1737), astrônomo amador inglês que trabalhava como tintureiro. Seus estudos mostraram, pela primeira vez, que é possível transferir a eletricidade estática gerada por atrito em um bastão de vidro para outros materiais. Junto de seu amigo Jean Théophile Désagulliers (1683 a 1744) conseguiu distinguir os materiais entre elétricos e não-elétricos - os condutores e isolantes que conhecemos hoje. Alessandro Volta (1745-1827) descobriu que existiam materiais que não eram nem isolantes nem