Curriculo escolar
CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
CURSO DE HISTORIA
LEILIANE MORAIS ABITIBOL
CURRÍCULO ESCOLAR
São Luís
2013
LEILIANE MORAIS ABITIBOL
CURRÍCULO ESCOLAR
Trabalho apresentado ao curso de História da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA para obtenção de nota da disciplina Sociologia da educação.
Professor: Antonio José de Araujo
São Luís
2013
DÁ CONCEITUAÇÃO
Na concepção de Bobbitt (apud Maria Francisca, 2007, p. 63): “ Currículo é visto como um processo de racionalização de resultados educacionais, cuidadosa e rigorosamente específicos e medidos”.
E Silva afirma dizendo( 1996, p.23):
O currículo é um dos locais privilegiados onde se entrecruzam saber e poder, representação e domínio, discurso e regulação. É Também no currículo que se condensam relações de poder que são cruciais para o processo de formação de subjetividade sociais. Em suma, currículo, poder e identidades sociais estão mutuamente implicados. O currículo corporifica relações sociais.
As seguintes tipologias se formam:
Currículo Formal: é tudo aquilo que está determinado no papel, ou seja, no sistema de ensino como as propostas pedagógicas e regimento escolar.
Currículo Real: denota aquilo que se faz na prática, ou seja, são as aulas que o professor ministra em sala de aula, é a interação entre professores e alunos e a coordenação pedagógica.
Currículo Oculto: é o termo usado para denominar as manifestações de aprendizagem não planejada presente no cotidiano escolar. É o resultado das relações interpessoais dentro da sala de aula.
Currículo Humanístico: tem como base teórica a tendência denominada Escola Nova e esta defende que o currículo necessita levar em consideração a realidade dos alunos.
Currículo Acadêmico: É dentre as várias orientações curriculares, a que possui maior tradição histórica. Para os adeptos da tendência tradicional, o núcleo da