Curriculo escolar
CURRÍCULO REGIONAL NA ESCOLA
Currículo: “Explicação de intenções que dirige a organização da escola visando colocar em prática experiências de aprendizagem consideradas relevantes para crianças e seus pais”
Currículo: caminho, direção que orienta o percurso para atingir certas finalidades.
E.U.A. – conjunto de experiências que o adquire sob a responsabilidade da escola. EUROPA – programa, plano de estudos: diferentes sentidos.
Cleiton
O currículo de uma ESCOLA deve:
• Garantir o respeito às individualidades • Opções psicológicas, socioculturais, epistemológicas e políticas • Relações da escola com a sociedade • Deve incluir tudo que se pretende oferecer para a criança aprender • Explicitar de concepções:
educação avaliação o que ensinar? como? criança
Maria Celma
CURRICULO REGIONALIZADO
Alunos da Amazônia
Alunos gaúchos
Alunos do Nordeste do Brasil
Willis
A LDB e o currículo
Art. 26. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. § 1º Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da
realidade social e política, especialmente do Brasil.
§ 2º O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. § 3º A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos. (alterado) § 4º O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para