Questoes
R: O conceito de processo pode ser definido como sendo p conjunto necessário de informaçôes para que o sistema operacionais implemente a concorrência de programas.
2. Por que o conceito de processo é tão importante no projeto de sistemas multiprogramáveis?
R: O conceito de processo torna-se essencial para que os sistemas multiprogramáveis implementem a concorrência de diversos programas e atendam a múltiplos usuários simultaneamente.
3. É possível que um programa execute no contexto de um processo e não execute no contexto de um outro? Por que?
R: O resulado da execução de um mesmo programa pode variar, dependendo do processo em que é executado, ou seja, em função dos recursos que são disponibilizados para o programa.
4. Quais partes compõem um processo?
R: Um processo é formado por três partes, conhecidas como contexto de hardware, contexto de software e espaço de endereçamento.
5. O que é o contexto de hardware de um processo e como é a implementação da troca de contexto?
R:O contexto de hardware de um processo armazena o conteúdo dos registradores gerais da UCP, os processos alternam na utilização da UCP, podendo ser interrompidos e, posteriormente, restaurados.
6. Qual a função do contexto de software? Exemplifique cada grupo de informação.
R: No contexto de software de um processo são especificados limites e características dos recursos que podem ser alocados pelo processo, como o número máximo de arquivos abertos simultaneamente, prioridade de execução e tamanho do buffer para operações de E/S. O contexto de software é composto por três grupos de informações: Identificação: Cada processo criado pelo sistema recebe uma identificação única(PID – process identification) representada por um número.
Quotas:As quotas são limites de cada recurso do sistema que um processo pode alocar.
Previlégios: Os privilégios ou direitos definem as ações que um processo pode fazer em relação a ele mesmo, aos demais