questões
Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS
INTRODUÇÃO
Na prova de Ciências da Natureza de 2012 do ENEM existem 15 questões de Física, cobrindo os seguintes conteúdos:
Cinemática - 3 questões
Estática - 4 questões
Dinâmica - 2 questões
Ondas mecânicas - 1 questão
Óptica - 3 questões
Eletricidade - 1 questão
Energia - 1 questão
Apesar de não ser o objetivo deste trabalho avaliar a pertinência da distribuição dos temas em face do que encontra-se especificado como conteúdos programáticos de Física para o ensino médio, é fácil perceber que temas relevantes não estão cobertos enquanto se privilegia demasiadamente a Estática e a Cinemática.
O objetivo do trabalho é apontar sérios problemas de formulação em 6 das 15 questões.
A seguir passo à analise das questões.
ANÁLISE DA QUESTÃO 60
A QUESTÂO 60 é uma questão de Cinemática e notoriamente, como é o usual em todas as questões do ENEM, está “contextualizada”. Em itálico apresento o enunciado da questão
Para melhorar a mobilidade urbana na rede metroviária é necessário minimizar o tempo entre estações. Para isso a administração do metrô de uma grande cidade adotou o seguinte procedimento entre duas estações: a locomotiva parte do repouso com aceleração constante por um terço do tempo de percurso, mantém a velocidade constante por outro terço e reduz sua velocidade com desaceleração constante no trecho final, até parar.
Qual é o gráfico de posição (eixo vertical) em função do tempo (eixo horizontal) que representa o movimento desse trem?
A resposta dada como correta no gabarito oficial é a resposta C. Entretanto o gráfico da posição em função do tempo está notoriamente INCONSISTENTE com o enunciado.
No primeiro e no terceiro e último intervalos de tempo, dado que a aceleração é constante, ela deve será idêntica em módulo em ambos os intervalos e, portanto, como é fácil de demonstrar, a variação da posição no primeiro e no terceiro