esquizofrenia
1 INTRODUÇÃO
Este estudo é voltado para informações de acidentes causados por animais peçonhentos. No decorrer da descritiva iremos abordar como ocorrem alguns dos acidentes, quais dos animais peçonhentos são mais encontrados na região onde moramos como cada um destes animais atacam e qual região do corpo eles picam.
Abordaremos quais os primeiros cuidados devemos ter com o local afetado e também a importância de uma boa informação do cliente picado ou de um acompanhante para identificar qual o aspecto do animal agressor para se obter um eficaz atendimento no momento da escolha do soro anti peçonhento. Veremos o importante papel do enfermeiro no momento de acolher este cliente em pronto socorro, na prestação dos cuidados, desenvolvimento da SAE e notificação junto a Vigilância Epidemiológica.
2 O QUE SÃO ANIMAIS PEÇONHENTOS?
São chamados de peçonhentos os animais que para caçarem ou se defenderem têm a capacidade de inocular substâncias tóxicas produzidas em glândulas especializadas de seu corpo. O meio utilizado para a inoculação dependerá da espécie do animal, que no caso das serpentes ocorrerá através dos dentes inoculadores de veneno, e nos escorpiões, através do aguilhão localizado na ponta de sua cauda. É importante salientar que os animais peçonhentos agem quando se sentem ameaçados.
Existem animais que são venenosos, mas não são peçonhentos. Esses animais venenosos não possuem nenhum órgão capaz de inocular o veneno, e essa é a principal diferença entre os animais venenosos e peçonhentos.
Cobras, aranhas, escorpiões, lacraias, taturanas, vespas, formigas, abelhas e marimbondos são exemplos de animais peçonhentos, que são responsáveis por causar inúmeros acidentes, tanto nas cidades quanto nas áreas rurais.
3 ACIDENTES POR COBRA
3.1 Acidentes botrópicos (causado por serpentes do grupo das jararacas):
Manifestação clinica: Dor e inchaço no local da picada, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento