ideologia e cultura
Cultura :
Define-se por cultura o conjunto de criações do homem, que individual ou coletivamente, produz aquilo que necessita para a satisfação de suas tendências. Essas criações possuem grande variedade: sistemas de símbolos orais e escritos, instrumentos habitações cidades, meios de transportes, códigos de leis, instituições, obras de arte.
Sistemas de idéias, conhecimentos técnicas, artefatos, padrões de comportamento e atitudes, tudo isso é cultura. ideologia: ideologia, é um sistema de idéias peculiar a determinado grupo e condicionado pelos interesses deste grupo. Para ele doutrinas políticas, religiosas, econômicas e filosóficas desempenham, geralmente, funções de ideologia. E sua função estaria ligada diretamente à conquista ou conservação de um determinado status social, de um grupo e seus membros. Portanto os “líderes ideológicos” surgem nas classes de alta influência na sociedade, as que exercem domínio sobre esta sociedade. exemplos de lideres ideologicos:
Pode- se citar como exemplos de grandes líderes ideológicos Adolf Hitler, que reuniu o exército que varreu da Alemanha os judeus e outros milhares de inocentes de maneira brutal e fria. Fidel Castro que iniciou a liderança contra a colonização de Cuba pelos Estados Unidos e depois, aliou-se a Che Guevara e outros países que acreditavam no socialismo. Estes homens arrastaram dezenas de cidadãos até campos de batalha usando apenas, de suas palavras, crenças e poder. Usando de crises para influenciá-los
IDEOLOGIA COMO CULTURA
Se definirmos cultura como criações do homem para sua sobrevivência e satisfação de suas tendências, a partir do meio que se encontra, sendo influenciado por fatores externos, como clima, relevo, política, entre tantos outros exemplos. Podemos concluir que, portanto, ideologia também é cultura:
Estes diferentes termos estão ligados à formação do indivíduo e da