cultura e ideologia
Cultura e ideologia são os conceitos mais amplos das ciências sociais, com diferentes definições. OS SIGNIFICADOS DE CULTURA
O emprego da palavra cultura, no cotidiano, é objeto de estudo de diversas ciências sociais. Os diferentes significados de “cultura”: cultura-valor, cultura-alma coletiva e cultura-mercadoria.
Cultura-valor é o sentido mais antigo e aparece claramente na ideia de “cultivar o espírito”. Nesse grupo inclui-se o uso do termo para identificar, por exemplo, quem tem ou não cultura clássica, artística ou científica.
Cultura-alma coletiva é o sinônimo de “civilização”. Ele expressa a ideia de que todas as pessoas, grupos e povos têm cultura e identidade cultural.
Cultura-mercadoria corresponde à “cultura de massa”. Nessa concepção, cultura compreende bens ou equipamentos como os centros culturais, os cinemas, as bibliotecas,as pessoas que trabalham nesses estabelecimentos,e os conteúdos teóricos e ideológicos de produtos como filmes,discos e livros que estão à disposição de quem quer e pode comprá-los,ou seja, que estão disponíveis no mercado.
As concepções de cultura presentes no dia a dia, trazem uma carga valorativa,dividindo indivíduos,grupos e povos entre os que tem e os que não tem cultura ou ,mesmo,entre os que tem uma cultura superior e os que tem uma cultura inferior. CULTURA SEGUNDO A ANTROPOLOGIA
O conceito de cultura com frequência é vinculado a Antropologia. Uma das primeiras definições de cultura apareceu na obra do antropólogo inglês Edward B. Tylor. De acordo com esse autor, cultura é o conjunto complexo de crenças, arte,moral e direito,além de costumes e hábitos adquiridos pelos indivíduos em uma sociedade.
Já o antropólogo alemão Franz Boas, pesquisou as diferentes formas culturais e demonstrou que as diferenças entre os grupos e sociedades humanas eram culturais, e não biológicas.
Benedict em