Culturas E Subculturas Corporativas
A influência da cultura hospedeira raramente é uniforme. Assim como os indivíduos tem diferentes personalidades.
As organizações são mini sociedades que tem seus próprios padrões específicos de cultura e subcultura. Uma organização pode ser considerada equipe muito unida ou uma família que acredita em trabalho em conjunto. Esses padrões de crença ou significado compartilhado, fragmentados ou integrados e apoiados por várias normas operacionais e rituais, podem exercer influência decisiva sobre a habilidade geral de uma organização em lidar com os desafios que tem que enfrentar.
Observação de diferenças culturais
As características da cultura se tornam evidentes à medida que a pessoa toma consciência dos padrões de interação entre indivíduos, da linguagem usada, das imagens e temas explorados na conversação e dos vários rituais da rotina diária. Descobrimos que existe sólidas explicações para o modo como as coisas são feitas.
Muitas organizações tem culturas fragmentadas, onde as pessoas dizem uma coisa e fazem outra.
O estudo mostra:
Circunstâncias históricas, isto é, o conflito entre os grupos de dentro e os de fora da organização;
A natureza fundamental de uma organização se baseia tanto na cultura corporativa como no organograma formal da mesma;
Não é nenhum exagero sugerir que para esta organização a cultura corporativa possa ter sido o fator isolado mais importante separando o fracasso do sucesso.
Bill Hewlett e Dave Packard desenvolveram uma cultura corporativa famosa pelo forte senso de equipe combinado com uma filosofia de inovação através das pessoas. A empresa decidiu adotar o ethos de equipe desde o início, com uma política de que não seria uma empresa de contratar e demitir; este trabalho foi testado em algumas ocasiões na década de 70.
Comparação de culturas corporativas
A influência dos valores e do estilo de liderança
No caso de nossas comparações entre as culturas do Japão, da Grã-Bretanha e dos Estados