1 QUEST O Socio
Milhares de pessoas em todo o Brasil estão reduzidas à condição de escravos - das fazendas de gado na Amazônia, passando pelas carvoarias do norte de Minas Gerais e Goiás e os laranjais no interior de São Paulo às pequenas tecelagens do Bom Retiro e Brás, bairros da capital paulistana. Não é a mesma escravidão, de senzalas e navios negreiros, que foi legalmente extinta no país em 13 de maio de 1888. Mas, outra, que também rouba a dignidade do ser humano, transformando-o em instrumento descartável de trabalho em fazendas, garimpos, bordéis, indústrias e estabelecimentos comerciais. fonte:
Com base nos aspectos legais e culturais discutidos e analisados em seu módulo disserte sobre esta temática atual e perigosa que permeia a nossa sociedade.
A escravidão no Brasil ocorreu no desenvolvimento onde o europeu em busca de riquezas de novas terras, ou seja, mais poder encontrou novas terras culturas diferentes alimentos e os povos indígenas.
Ao tomar posse dessas terras os índios mostram-se atraídos pela descoberta e passam a adentrar os costumes dos povos europeus tornando-se escravos e perdendo sua própria cultura, ou seja, foi aculturada uma nova cultura surgia e prevalecia na medida em que os jesuítas socializam a população indígena ocasionando na perda da identidade da própria cultura provocando a extinção da população indígena e seus costumes. Na atualidade são poucos os que lutam pelos seus direitos e costumes.
O mesmo processo de aculturação ocorreu com os negros trazidos da África para o Brasil em navios negreiros em condições sub-humanas com promessas de que no Brasil poderiam ter melhores condições de vida porem seria mais uma forma de escraviza-los para o enriquecimento dos povos detentores do poder neste trajeto muitos morreram por problemas de saúde outros de tristeza (hoje chamada de depressão) antes de chegar no brasil.
Em 13 de maio de 1888 com o decreto da Lei Aurea pela princesa Isabel pondo um fim na escravidão no Brasil, ou seja, o