Admistração
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Princípios de Administração I
Resumo
A Criação da Realidade Social: As organizações vistas como Culturas
Outubro / 2012
Neste capítulo será citado o Japão como um exemplo bem sucedido do relacionamento entre cultura e administração, fato este que contribui para a transformação e desenvolvimento deste país, fazendo com que ele se tornasse um dos líderes no mercado industrial.
Cultura e organização Mas o que vem a ser cultura? Antigamente essa palavra derivou-se da ideia de cultivo, de lavrar e de desenvolver a terra, mas no século XIX esse termo já trazia consigo a ideia de que “diferentes sociedades manifestam diferentes níveis e padrões de desenvolvimento social”, ou seja, designava um padrão de ideologia, de valores e leis que se refletiam na sociedade, mas atualmente a palavra cultura, de modo geral, significa que diferentes grupos de pessoas têm diferentes estilos de vida.
Organizações vistas como fenômeno cultural Segundo Robert Presthus, um cientista político, vivemos em uma sociedade organizacional, pois grandes organizações com as do Japão, da Alemanha, dos Estados Unidos e de outros países conseguem influenciar na maior parte do cotidiano das pessoas: seguimos rígidas rotinas de trabalho, usamos uniformes, temos conceitos diferentes de trabalho e lazer, dentre outras influencias. Essa sociedade organizacional, repleta de crenças, rotinas e rituais, possui uma vida cultural distinta daquela encontrada nas sociedades mais tradicionais as quais são dominadas pelos sistemas domésticos de produção. Um exemplo das sociedades mais tradicionais são as sociedades que possuem a produção artesanal como base da economia e da produtividade. Nesta sociedade, o trabalho tinha um sentido diferente daquele presente nas organizações formais e o tempo utilizado para o trabalho era menor se comparado ao tempo gasto no interior das