Culinária Francesa
A França é um país com muitas curiosidades, uma delas é que na época do império romano o território francês era chamado de Gália, o nome França hoje atribuído ao país, vem da tribo dos francos e significa “homens livres”. Ela é o maior país da União Europeia.
As três cores da bandeira francesa simbolizam os ideais da Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade; representam também o poder legislativo, executivo e o povo.
A França está dividida em 26 regiões administrativas, 22 delas na parte europeia e 4 ultramarinas, as principais regiões da França continental são: Alsácia, Bretanha, Borgonha, Lorena, Alta Normandia, Baixa Normandia, Provença, Aquitânia, Centro e Córsega, a França ultramarina é formada por Guadalupe, Martinica, Reunião e Guiana Francesa.
As cidades mais populosas da França são Paris, Marselha, Lyon, Toulousse, Nice, Nantes, Estrasburgo, Montpellier, Bourdeaux e Lille.
Muitas palavras de origem francesa são usadas no vocabulário brasileiro como: ateliê, balé, batom, cabaré, camelô, carnê, chalé, champanhe, complô, filé, garçom entre outros.
Os franceses são os maiores produtores e exportadores de vinho e de queijo do mundo além de serem grandes consumidores desses produtos, ela também é um dos maiores produtores de produtos de luxo do mundo. A que empresa comercializa tais produtos é conhecida como LVMH e produz marcas como Louis Vuitton, Don Perignon, Marc Jacobs entre outras marcas mundialmente famosas.
Uma coisa interessando é que o pão francês, assim conhecido no Brasil, é desconhecido para os franceses, a receita foi elaborada no inicio do século 20 na época da primeira Guerra Mundial.
Outra curiosidade culinária também é que os tradicionais bolinhos de chuvinha na França são chamados de “pet de nonne” que traduzindo fica como “peido de freira”.
Fonte: http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/2010/08/curiosidades-e-coisas-interessantes.html