DROGAS
EDUCAÇÃO
AMBIENTAL
NOME:GIOVANA Mª MEDEIROS ALVES
PROFESSOR:HELIANE
Nº:06
ANO:5ª ANO
Alcoolismo e drogas como fatores de acidentes de trabalho
Ari Bassi do Nascimento
Resumo
Este trabalho foi escrito paia a "X Semana Interna de Prevenção de Acidentes", a qual enfocou os papéis do alcoolismo e demais drogas como fatores de acidentes de trabalho. Sabe-se que algumas substâncias, pela dose cm que são consumidas e por $i/as respostas farmacológicas, podem potenciar e favorecer o aparecimento de consequências nefastas, principalmente se forem consumidas previamente â realizações de tarefas que exigem certo grau de treinamento e boa coordenação motora. O álcool o a maconha, por exemplo, são substâncias originalmente depressoras do sistema nervoso centrai, provocando sérias incordenações motoras, dificuldades de julgamento critico, deteriorização de memória e ataxia. Essas disfunções motoras e cognitivas podem, sem dúvida, dificultar a execução de certas tarefas, advindo daí consequências nefastas. Este trabalho discute ainda as implicações de psicoestimuiantes e opiáceos sobre a atividade do indivíduo em trabalhos que exigem coordenação psicomotora.Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas,de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da maconha), álcool,…
As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais, como o Êxtase (Ecstasy).
O termo droga pode ser usado de diversas maneiras. Por exemplo, os remédios para dor de cabeça são considerados drogas. Você não vai a Drogaria para comprar remédios ? Então?!?
Mas existem substâncias alucinóginas, que fazem com que o cérebro funcione desordenadamente. Deixam aquele barato, a viagem… Mas é só isso ? Não.
As drogas