Culinária Francesa
A culinária francesa é conhecida mundialmente por ser rica no quesito de diversidade de pratos e ingredientes utilizados no preparo. Sofisticação e elegância não são apenas características da vida dos franceses. Até os pratos que eles comem possuem um toque de refinamento.
A comida francesa tem evoluído durante muitos séculos. O gosto pela gastronomia começou a se formar já na Idade Média, essencialmente na cidade de Paris, mas foi se espalhando por todo o território Frances, Europeu e atualmente, mundial.
Comia-se usando as mãos, e todos se fartavam com imensas porções de carne; apesar da aparente falta de bons hábitos, os banquetes eram muito comuns e admirados naquela época principalmente pelos nobres.
Características
A primeira regra básica para uma boa comida francesa é a simplicidade. Os grandes chefes da cozinha não se atraem por comidas complicadas. Outra característica é o uso de produtos sem muitos temperos para que possam manter o seu sabor original. Ervas, suco de limão e vinagre são os temperos da vez.
Mas nenhuma dessas características seria suficiente se não fosse pela característica que mais faz diferença na hora do preparo de um prato: os chefes franceses são extremamente criativos e inventores. Com poucos ingredientes inventam pratos e novas combinações de sabores.
Ingredientes
Nesta culinária, alho-poró, berinjela, batata, cebola, cenoura, abobrinha e nabo são alguns dos vegetais utilizados. Para o preparo de tortas, são empregados tomates, pêssegos, damascos, framboesas, groselhas, maçãs e uvas.
Carnes são muito consumidas. As mais comuns nos menus são de coelho, porco, carneiro, galinha, sapo, caracóis, cordeiro, codorna, peru, pombo. As trufas também são de grande apreciação. Não as trufas de chocolate, mas um tipo de fungos-aromáticos que crescem na selva.
Outros ingredientes que não podem faltar no cardápio são o vinho e o queijo. O vinho é praticamente consumido em todas as refeições, podendo ser