Culinaria Francesa - A Córsega
INSTITUTO DE NUTRIÇÃO JOSUE DE CASTRO
CURSO DE BACHARELADO EM GASTRONOMIA
CULINARIA FRANCESA
Nome: Marllon Dias Archanjo
Professores: Camila Coura e Daniela Minuzzo
RIO DE JANEIRO
10/09/2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE NUTRIÇÃO JOSUE DE CASTRO
CURSO DE BACHARELADO EM GASTRONOMIA
CULINARIA FRANCESA
REGIÃO DA CORSEGA
“AJACCIO”
RIO DE JANEIRO
10/09/2014
AJACCIO
Capital regional e cidade imperial foi fundada em 1492. Ajaccio está localizada na costa oeste da ilha da Córsega, 210 milhas náuticas a sudeste de Marselha. Ela ocupa uma posição abrigada no sopé das colinas arborizadas na costa norte do golfo homônimo. O porto fica a leste da cidade, e no sul é protegida por uma península é a capital do departamento da Córsega do Sul e de toda a Córsega, é a sede de uma diocese, e um grande centro turístico e comercial.
Entre 1553 a 1559 foi ocupada pelos franceses, logo depois caiu novamente ao mandado genovês após o Tratado de Cateau-Cambrésis no exercício posterior. A cidade passou definitivamente para o lado francês em 1768.
Foi ponto de desembarque muito importante para os marinheiros e conquistadores ao longo dos séculos, começando com o império grego, que chamou a ilha Kallisto, ou seja, o "mais bonito”.
Sua Economia.
Ajaccio tem uma pequena economia de fabricação de charutos, macarrão e produtos similares, e exerce a construção naval, pesca de sardinha e coral de pesca. As suas exportações incluem madeira, citrinos, peles, castanhas e gallic ácido.
O porto é acessível pela maior parte dos navios, mas a sua acomodação é indiferente.
Curiosidades.
A cidade é a sede de um bispado, pelo menos desde o século VII. Tem tribunais de primeira instância e de comércio, escolas de formação, um colégio comunal, um museu e uma biblioteca; os três últimos estão estabelecidos no Palais Fesch, fundado pelo Cardeal Fesch, que nasceu em