CRITÉRIOS MICROBIOLÓGICOS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ALIMENTOS
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ALIMENTOS
Muitos microrganismos estão envolvidos em processos que causam efeitos indesejáveis nos próprios alimentos, ou na saúde dos consumidores, levando à deterioração ,ou à ocorrência de doenças de origem alimentar. Estas doenças podem ser agudas ou crônicas, envolvendo não só o aparelho digestivo, mas também os sistemas nervoso, circulatório, urinário e respiratório.
A contaminação de alimentos por microrganismos, a sua proliferação em termos de saúde publica e a preocupação em desenvolver métodos de controles em empresas alimentícias vem a muito tempo crescendo no mundo todo. O alimento por si próprio é um meio de cultura excelente para a proliferação de microorganismos.Através destes microrganismos que pode-se avaliar o grau e a procedência da contaminação, bem como o período previsto para o consumo do alimento antes da sua deterioração. Tem-se, portanto, tornado normal a prática de analisar nos alimentos a existência de bactérias produtoras de toxinfecções alimentares. Estas bactérias são denominadas microrganismos indicadores e são geralmente consideradas como sendo de grande significância quando da avaliação da segurança e qualidade microbiológicas de alimentos. Tal identificação só é possível através de alguns métodos de análises, onde destaca-se a importância da amostragem e da preparação da amostragem para um diagnóstico preciso e confiável perante aos padrões exigidos pelos órgãos oficiais.
Os microrganismos estão intimamente associados com a disponibilidade, a abundância e a qualidade do alimento para consumo humano. Alimentos são facilmente contaminados com microrganismos na natureza, durante manipulação e processamento. Após ter sido contaminado, o alimento serve como meio para o crescimento de microrganismos, podendo até mesmo mudar as características físicas, químicas e organolépticas do alimento levando o mesmo a deterioração.
Embora as estatísticas brasileiras sejam precárias,