crescimento sustentável
Universidade Veiga de Almeida
Alunos: Luana Muniz e Luan Ribeiro
Matéria: Engenharia do meio ambiete
1- Introdução
“A insegurança alimentar e a mudança climática já inibem o bem-estar humano e o crescimento econômico no mundo todo, e esses problemas devem aumentar”, John Beddington
Crescimento sustentável foi usado primeiramente em 1987, no relatório Brudtland, que foi elaborado pela comissão sobre o meio ambiente e desenvolvimento em 1983 pela assembleia das nações unidas. Desenvolvimento sustentável significa obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras.
Ao longo dos anos o ser humano vem destruído cada vez mais o ambiente que ele está. Isso gera inúmeros problemas como a poluição, extinção de varias espécies e resíduos incalculáveis. Ficou mais elevado essa degradação a partir da revolução industrial, onde o uso de grande escala, gerou inúmeros produtos de uma vez só. Alem de incontáveis acidentes que gerou um número de poluição muito grande.
É do ecossistema terrestre que as empresas retiram materiais para compor os produtos negociados no sistema financeiro: água, carne, grãos, madeira, ferro, cobre, silício, petróleo, ouro, urânio, matérias essenciais para a sobrevivência da humanidade e para a manutenção da sociedade. Porém, diferentemente da Economia, o ecossistema não cresce. O planeta não aumenta de tamanho nem multiplica seus recursos em linha de produção.
A grande questão a ser elaborada ao longo desse trabalho é como podemos crescer, sem gerar tanta degradação ao meio ambiente. Quais ferramentas a serem usados, exemplos do que da certo, tudo para se tornar mais fácil viver na Terra.
2-Desenvolvimento A partir da definição de desenvolvimento sustentável pelo Relatório Brundtland, de 1987, pode-se perceber que tal conceito não diz respeito apenas ao impacto da atividade econômica no meio