Lixo Extraordinario
Estou enfatizando brasileiro porque temos o costume de não valorizar as produções nacionais, visto que o filme já saiu de cartaz e antes de ser retirado do circuito, estava sendo exibido somente em uma sala e apenas em um horário.
Qual é o critério utilizado para saber se um filme "merece" ser exibido em larga escala? Eu sei que a indústria cinematográfica movimenta bilhões de dólares e que os critérios de distribuição das fitas são complexos (financeiros), mas estou indignada com o descaso nacional pela obra de arte que é o Lixo Extraordinário.Feito o desabafo... O filme transforma lixo em arte, porém o mais importante do filme é que pela arte ele transforma as pessoas.
Atualmente Vick Muniz é um dos artistas brasileiros com mais prestígio no exterior. É conhecido por produzir fotografias que reproduzem imagens artísticas usando materiais inusitados como açúcar, chocolate, lixo, diamantes, poeira e outros. Além deste currículo, ele é um ser iluminado. Somente pessoas iluminadas saem da sua zona de conforto para ajudar o próximo.
Lixo Extraordinário é a história deste artista plástico que teve a idéia de trabalhar junto com a comunidade do aterro do Jardim Gramacho- RJ (um dos maiores aterros sanitários do mundo) promovendo arte, beleza, através do lixo, ou melhor, material reciclável. A idéia original do documentário era essa, mas o resultado foi outro: o resultado transcende a beleza da arte, o resultado é a possibilidade concreta que podemos melhorar o mundo.
Fiquei extremamente emocionada, sensibilizada pelo filme e profundamente constrangida pelo meu lixo...
Obs: Lixo Extraordinário teve 1/3 da produção feita pelo Brasil e 2/3 feita pelo Reino Unido e quando um filme é indicado ao Oscar, o que conta é o produtor marjoritário.