Lixo extraordinario
Prof. Georgia Artes quinta-feira O lixo extraordinário
Lixo Extraordinário é um documentário de Vick Muniz, artista plástico brasileiro, radicado no exterior (Nova York). O filme transforma lixo em arte, porém o mais importante do filme é que pela arte ele transforma as pessoas.
Atualmente Vick Muniz é um dos artistas brasileiros com mais prestígio no exterior. É conhecido por produzir fotografias que reproduzem imagens artísticas usando materiais diferentes como açúcar, chocolate, lixo, diamantes, poeira e outros. Somente pessoas iluminadas saem da sua zona de conforto para ajudar o próximo.
Lixo Extraordinário é a história deste artista plástico que teve a ideia de trabalhar junto com a comunidade do aterro do Jardim Gramacho no RJ (um dos maiores aterros sanitários do mundo) promovendo arte, beleza, através do lixo, ou melhor, material reciclável. A idéia original do documentário era essa, mas o resultado foi outro: o resultado é a possibilidade concreta que podemos melhorar o mundo.
Fiquei extremamente emocionada, sensibilizada pelo filme. Os depoimentos emocionados de todos os retratados revelam como o processo artístico modificou suas vidas e trouxe auto-estima.
Vick Muniz se aproveitou da miséria alheia para se promover? Com toda a certeza isso veio com o tamanho de sua obra, o lixo extraordinário chamou muito atenção pois alem de dar oportunidades as pessoas a conhecerem um mundo diferente fora do lixão, também fez com que nós pensássemos em como eles vivem naquele lugar, trata da reciclagem como um todo, de onde pessoas tiram seu sustento, sua alimentação seu “ganha” pão. As pessoas estão ali passando dificuldades, necessidades, dormem em meio aos ratos lixos... Deixando suas famílias em outros lugares.
Muitas coisas poderiam mudar com este filme, mas é bem difícil de ter uma consciência em que separar o lixo é a melhor opção. Mas o que fica em nossas