trabalho
Para auxiliar a instalação, a operação e a manutenção das estações submarinas de exploração de petróleo, são utilizados equipamentos ROV. Embarcações RSV possuem a logística de operação voltada para a ultilização de equipamentos ROVs e outras facilidades de inspeções e construções submarinas, como já descrito acima.
Hoje a frota de navios de apoio offshore é de cerca de 240 navios dos quais 70% são de bandeira estrangeira e 30% de bandeira brasileira. Dos navios nacionais, cerca de 60% têm idade média de 20 anos.
A expectativa do mercado aumentou desde anúncio da Petrobrás sobre a encomenda de 146 embarcações de apoio marítimo destinadas a atender à demanda da área do pré-sal e a substituição de embarcações de bandeira estrangeira. Tais embarcações deverão, obrigatoriamente, ser construídas em estaleiros brasileiros, com prazo de entrega até 2015. O investimento pode chegar a 10 bilhões de reais. Desses 146 navios, serão: 54 AHTS, 10 Rebocadores Marítimos, 64 PSV, e 18 diversificados. Destes últimos 18, serão 2 RSV.
A Petrobrás, como política para o desenvolvimento da indústria naval brasileira e modernização da frota, tem como exigência a total construção das embarcações em solo brasileiro. As empresas estrangeiras podem até associar-se a empresas brasileiras, mas a construção deverá ser em território nacional.
6.