qualidade dos alimentos
A saúde é um direito de todos porém para que haja saúde, é necessário que os alimentos sejam produzidos em quantidade e qualidade apropriada, assim esta em equilíbrio orgânico adequado um fator importante de resistência ás doenças.
Os alimentos de origem animal, não são totalmente isentos de risco para a saúde porque por serem ricos em proteínas e água, facilita a sobrevivência e multiplicação de diversos microrganismos patológicos, contudo as diversas enfermidades de origem alimentares podem ser causadas pela ingestão de agentes infecciosos e parasitárias ou por substâncias contidas nos alimentos podendo ser nocivas à saúde.
O controle higiênico e sanitário dos alimentos constitui um fator importante para a prevenção de doenças de origem alimentares. A higiene dos alimentos corresponde ao conjunto de medidas necessárias para garantir segurança, salubridade e sanidade do alimento em todos os estágios como crescimento, (plantação e criação de bovinos, suínos entre outros), produção ou manipulação até seu consumo final.
Fatores de risco
A produção dos alimentos, o transporte, tratamento industrial, a estocagem e as embalagens, constituem fatores de riscos importantes para a higiene das matérias primas, podendo causar sérios prejuízos à indústria alimentícia, e outros estabelecimentos a qual os produtos serão distribuídos.
A higiene dos alimentos começa em propriedades rurais, o nível de contaminação nesses locais pode ser alto dependendo do modo como é tratado uma plantação ou a alimentação e manejo do rebanho de determinada propriedade rural, o que pode contribuir para a produção de boa qualidade.
Muitas doenças que são transmitidas pelos alimentos, são adquiridas durante a fase de criação, plantação, e é necessário prevenir essas infecções para diminuir o nível de infecções alimentares em produtos vendidos em lanchonetes de escolas, fast foods e restaurantes também.
Transporte
Os meios de transporte participam ativamente nas