Lixo extraordinario
Lixo Extraordinário é um documentário lançado em 2009, que nos mostra um belo trabalho feito pelo artista plástico Vik Muniz, o documentário nos traz como é, a difícil vida dos catadores de materiais reciclável, no bairro Jardim Gramacho, periferia do Rio de Janeiro. Vik Muniz fez esse trabalho com o intuído de ajudar o grupo de catadores de material reciclável da região. O filme retrata a realidade brasileira em relação a coleta dos resíduos produzidos pela população, mostrando pessoas que ganham a vida remexendo o lixo em busca de plásticos, metais e outros materiais que possam vender a empresas de reciclagem.
Muitas das pessoas qui vivem e trabalham naquele lugar, são humanos qui não tiveram oportunidade na vida, e para não acabarem no mundo das drogas e da prostituição (como é várias vezes repetido pelas mulheres que residem lá) são obrigados a selecionar o material reciclável em meio ao lixão. Mas percebesse que por trabalharem em condição tão desumanas, se sentem orgulhosos pelo os qui fazem, pois é um trabalho digno e tudo qui eles conseguem é fruto do seu suor.
Personalidades importantes se destacam no filme como o Sr. Valter é um ecologista no mais completo sentido da palavra! Como sabe sobre conservação ambiental e o quanto poderíamos aprender com ele! "Mas só uma latinha? Sim. Pois 99 não é 100 e com essa única latinha a gente completa!" Ele não estudou. Passou quase 30 anos de sua vida em Gramacho.
Em meio as montanhas de lixo uma pessoa é inspirada pelas reflexões da obra de Maquiavel e Nietzche encontrado molhado de chorume, que foram secos atrás da geladeira e mergulhados na mente de um imenso homem chamado Tião. E a vaidade feminina estampada em brincos, piercings, olhos pintados e sorrisos mesmo trabalhando no lixão. Vik Muniz nos mostra como a arte consegue mudar a vida de qualquer pessoa, no filme um grupo de pessoas tem sua vida transformada com consequência da arte, como Muniz emprega vários daqueles personagens na